quinta-feira, 14 de maio de 2009

Formiga rainha

Com os materiais já disponíveis para fazer o formigueiro, era importante percebermos como iriam as formigas viver para o nosso formigueiro.

Desta vez não fomos nós que pesquisámos, foi a Joana que pesquisou e perguntou a outras pessoas e que depois nos explicou como isso seria possível.

Percebemos então que teríamos que encontrar uma formiga rainha para que esta pudesse começar a colonizar o nosso formigueiro, uma vez que são elas que dão origem a novas formigas e que depois, de certo modo, gerem o formigueiro. Podemos encontrar formigas de asa, que talvez originem formigas rainha, ou então procurar nos formigueiros uma formiga um pouco maior que as restantes (formiga rainha).


Assim sendo, depois de várias recolhas de formigas de asas que acabaram por morrer, decidimos ir procurar em formigueiros, apesar de sabermos que não é o mais correcto.

Começámos por procurar em formigueiros no campo, durante um passeio que fizemos durante a manhã. Aí, encontrámos algumas formigas maiores, mas tinham o problema de serem todas grandes. Recolhemos algumas.


Já no jardim de infância, durante a hora de almoço, fomos até um dos formigueiros que existem no pátio da escola, instalado no tronco cortado, e decidimos procurar mais um pouco.



Demos uma pequena escavadela junto ao formigueiro e as formigas reagiram, começando a sair por todos os orifícios do tronco, aparecendo centenas delas em simultâneo. ficámos muito espantados!!! Como é que seria possível morarem ali tantas formigas?





Tentámos então procurar uma formiga um pouco maior que as restantes, ou seja, a formiga-rainha, mas ela tardava em aparecer.





Escavámos então mais um pouco e encontrámos um pequeno espaço onde existiam muitas coisas brancas pequeninas. A Geca disse-nos que são ovos. A Joana explicou-nos que aquela devia ser a galeria dos ovos, ou seja, das formigas que ainda não tinham nascido.







Ficámos mesmo interessados nestas formigas. Por nós, ficávamos horas a olhar para elas aqui a mexer.


Apesar de não termos encontrado a formiga rainha, fizemos algumas recolhas de formigas e ovos e aprendemos várias coisas:

Afinal as formigas não nascem pela barriga, nascem de ovos, postos pelas formigas rainhas, que evoluem até originarem formigas;
O formigueiro é um espaço muito bem organizado, havendo espaços propícios para cada coisa, um deles é para guardar os ovos;
Existem formigas que servem para carregar e arrumar os ovos nessas galerias.

0 brincadeiras: