Ultimamente temos andado um pouco preocupados com uns pequenos insectos: as formigas.
Elas andam lá fora por todo o lado, roubam as migalhinhas do nosso lanche e vão lá para dentro daquele buraco.
A Joana apercebeu-se da nossa preocupação e hoje contou-nos a história "Coelhinho Branco", na qual a heroína é a formiga Rabiga. Depois conversámos acerca das formiguinhas e foram surgindo algumas ideias:
No que diz respeito às picadelas e dentadas, o Tó Bia esclarece:"não mordem, porque algumas não têm dentes. Elas picam mas não mordem e fazem cócegas", e o Bernardo concorda: “Têm boca para comer e para falar".
Em relação à alimentação, a Catarina Anes diz-nos que “as formigas são muito gulosas” , “doces é o que elas gostam mais. E coisas do campo que apanham”, diz a Sofia. Também gostam de “batatas fritas”, segundo o Miguel.
O motivo pelo qual andam em "trânsito" é, segundo o Bernardo, "porque gostam umas das outras". Na opinião do Tó Bia: "elas andam a buscar comida por todo o caminho, porque a rainha manda, e levam-na para casa".
A casa das formigas chama-se "formigueiro", Sofia, e "é debaixo da terra" Tó Bia.
As formigas são, para o Rúben, "um coisinha preta a fugir muito depressa”. A Sara garantiu que "também há formigas vermelhas". "E formigas com asas", disse a Catarina Santos. Sem dúvida, as formigas "Têm um corpo”, diz o Bernardo.
As formigas, pelo que diz o Rúben, "gostam de água fria. Podemos pôr água em cima delas".
As formigas “Nascem da barriga", diz o Bernardo.
Quer então dizer que temos muitas ideias acerca destes seres, mas, como também temos muitas dúvidas,decidimos fazer um projecto para esclarecer as nossas questões:
Como são as formigas? Quantas patas têm? E antenas? Será que têm nariz? E Boca?
As formigas picam? E mordem?
O que é que as formigas mais gostam de comer?
Porque é que elas andam em trânsito?
Como é que as formigas comunicam?
Por onde nascem as formigas? Pela barriga?
As formigas gostam ou não de água?
0 brincadeiras:
Enviar um comentário